domingo, 25 de janeiro de 2009

Trekking in Jabal Shams

Passeio de Fim de semana...


Tudo previa o que se veio a verificar. Um fim de semana em cheio!
A partida estava prevista para as 18 da tarde... Ja se sabe... com atrasos e impervistos lá nos conseguimos despachar, pedir o jipe do chefe emprestado e rumar a Oman por volta das 19h.
Após uma longa viajem com direito a paragem para jantar e a carrinhos de choque (era para digerir melhor) lá nos dirigimos a fronteira... A papelada habitual... sai do carro entra no carro, tira passaporte, guarda passaporte... Duas horas de viajem et voilà, Ibri a vista.
Estavamos um tanto apreensivos com a pensão porque pelo preço não se esperava nada com menos de tres pulgas. Qual não foi o nosso espanto ao ver um bando de Omanis a cantarolar que nem doidos em jeito de festa mesmo a porta da pensao!
Inda me passou pela cabeça que por aquelas bandas as mulheres vendessem os seus préstimos mas rápidamente a roupa tide (branco mais branco não há) me lembrou que nestas bandas essas coisas não se fazem assim a descarada! Ao abrir-se a porta da limusine o mistério desvendou-se... um casal de noivos acabava de chegar ao Hotel e trazia consigo a sua comitiva como escolta. A noiva foi levada ao quarto pela mão pelo noivo e pela maezinha tremia de medo por todos os lados. Inda pensei que a mae lá ficasse para lhe explicar o que fazer mas ao que parece os noivos ficaram sozinhos =)
O Hotel surpreendeu e conseguimos inclusivé não usar o saco-cama!
Depois de 4horas de sono levantamo-nos e seguimos caminho para Jabal Shams. Passadas duas horas estavamos no inicio do percurso. Depois de abastecermos as mochilas enfrentamos um percurso sem trilho, com pedras soltas mas com uma vista bestial sobre um desfiladeiro. Ainda tivemos a companhia de umas águias enormes pelo caminho mas rápidamente se aperceberam que não serviamos de refeição e desistiram de nós.
Passadas 5 horas chegámos ao Cume onde um manto branco de neve cobria a zona mais elevada, o frio apertava mas o gozo de termos chegado era enorme, especialmente porque estavamos todos cheios de fome e a chegada era sinónimo de almoço! Após 4 horas a descer e muitas bolhas nos pés la cheguei ao ponto de partida e segui de novo para a pensao estrelinha.
Pela manhazinha com algumas mazelas no corpo seguimos o caminho de volta ao Dubai com passagem pelo mercado de camelos, eram às centenas. Pena que não possa encher o Blog de fotos dos camelos... são tão engraçados... especialmente os pequeninos com pelo de borreguinhos :) Fartei-me de lhes dar festinhas!
Já que a minha mãe não me deixa ter um gato pode ser que me deixe ter um camelo!

O nascer do Sol em Jabal Shams
A primeira vista sobre o desfiladeiro

Eu e alguns dos parceiros de caminhada



Xi que frio, oh prá neve!


Um Areias
Um camelo a mamar

2 comentários:

Anónimo disse...

mas isso não era altissimo?
conseguiste respirar?

Nuno Magano disse...

isso de ter mais um camelo la em casa se calhar nao é boa ideia...


Tambem quero ir fazer passeios na montanha com SOL SOL SOL...
Aquela coisa que brilha la em cima, mas que quando nasce, so nasce para alguns...

Aqui em França parece que tarda a nascer.

Tenho frio!