terça-feira, 7 de outubro de 2008

Oman

Eh lecas! Fim do ramadao, ou seja dois dias de semana sem trabalhar! O chefe como um porreiro que é, deixou-nos trabalhar no feriado e juntar os dias de ferias ao fim de semana, pelo andei no passeio de quarta a sabado.
Partimos na quarta ja a manha estava para acabar devido a uma movimentacao lenta das tropas e tambem numa tentativa de evitar grandes confusoes na fronteira de Oman.
Estavamos preparados: Tendas, sacos cama, petromax, viola, geleira, atum, salchichas, nutela, fruta, uma cadeira de cacador para os mais cansados, esteiras... uma verdadeira familia portuguesa! Ah e Atum, muuuuuuuuuuuuuito atum !!!
Novamente o chefe a ganhar pontos, emprestou-nos o seu Patrol Safari versao autobus de 7 lugares para irmos a loucura. Como tinhamos muita bagagem também levamos o corola... que diga-se de passagem nunca nos deixou mal apesar dos caminhos 4x4.
No primeiro dia tentavamos chegar a Bahla... A passagem na fronteira... tranquila nao havia ninguem... mesmo assim ainda demoramos uns 45 minutos a tratar da papelada porque e necessario ir a uma data de pontos diferentes fazer tarefas distintas... fronteira de saida e de entrada... bem passou-se... e almocamos a beira de um forte no deserto a sombra de uma pseudo-azinheira.
Continuamos a viagem... a noite aproximava-se e decidimos procurar acampamento... obviamente que nos lembramos disto ja era noite ao que seguimos o nosso instinto... nao muit perto da estrada, terreno plano, longe de outros acampamentos vadios, longe de aldeias etc. Por fim la descobrimos um local a beira de um aluviao no sope de uma montanha. A noite estava fantastica e pedi muitos desejos as dezenas de estrelas cadentes. Agora e so ir consultando o saldo da conta.
No dia seguinte acordamos cediiiinho porque o sol nestas bandas nao da espaço para a perguiça, fizemos o banho de gato de garrafão comemos nutela e formos para WadiBi (nao sei como se escreve... n me lembro). A paisagem era um espetaculo... um imponente maciço rochoso no qual uma linha de agua traçava o seu rumo. Desde ha uns meses para cá foi a primeira vez que vi agua sem ser na torneira nem no garrafão. A temperatura da agua era apetecivel e nao nos dava a sensaçao de estarmos a entrar no caldeirão da sopa. Grande banheca! Sim senhor! Ja tinha valido a pena a viagem so por aquele momento.
Fomos visitar umas tumbas que ninguem sabe se realmente têm mortos... Confesso que ao saber isso perdi um pouco a mistica da coisa... pena estar uma brasa insuportavel que nao nos deixou explorar muito a coisa. Valeu de qualquer forma!
Traçamos novo destino... Wadi Dam! Mais um riacho mas desta vez com agua verdinha e impropria para molhar o chispe. Decidimos acampar a montante da barragem uma vez que nao havia pedras e havia vegetacao nas margens o que nos dava alguma sombra de manha. Mais uma janta de Atum, ceu estrelado e cantorias ao improviso.
Durante a manha fomos visitar umas ruinas de uma aldeia bombardeada pelos ingleses em mil quinhentos e troca o passo. Estes tipo ainda nao se aperceberam muito bem do potencial turistico que têm... as ruinas encontram-se ao abandono. As casas de um tabique local devem servir de tempos a tempos para almoçaradas ou qualquer coisa parecida e estao com algum lixo, o que lhes da o aspecto porco caracteristico do Este das Arabias.
Fomos seguindo para Jebel Shams, uma montanha com cerca de 3000m com muito calhau e pouca vegetaçao. Nestas bandas o unico animal que se encontra em estado selvagem e mesmo a cabra... nem caes eles precisam para guardar os rebanhos porque também não têm predadores.
Fomos a uma aldeia nas montanhas onde estabelecemos contacto com os locais que ate pedras nos tentavam vender LOL ficam algumas fotos para a recordacao...



O Piquenique no deserto


A caminhada no Wadi

As tumbas


As ruinas


Uma festanca!


Um canhao portugues num forte em Nizwa


Mais festanca (so os homens e que podem festar)


A janta na fogueira!
As cabras da montanha A E I O U........ lol
Com os nativos...

O camelo que nao conhece passadeiras

Beijinhos e Abracos!




2 comentários:

Anónimo disse...

emocionante sem dúvida
amanhã volto para tentar ver as fotos
já agora, se por essas redondezas encontrares uma caveira (humana) perdida, assim como quem não quer a coisa metes dentro da mochila, chegas cá põe-lhe um lacinho e coloca no meu sapatinho :)
ai devem ser ao pontapé :)

Nuno Magano disse...

Grande passeio!

As fotos estao fixolas. Da vontade de ir até ai e pedir o jipe emprestado ao teu chefe.

Espera, tive uma ideia... vou pedir a carrinha 807 ao meu chefe e vou ai vizitar-te!!!