segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tradição já não é o que era...

Ontem dei-me conta que estava a contribuir para a lamentavel perda de tradições da minha familia.

Sim a verdade é que pela primeira vez fiz a cama com lençois que não passaram previamente pela tábua de passar a ferro. Debrucei-me a pensar sobre o que diriam as minhas avós se vissem tal coisa... A minha avó Ester diria que eu tinha brio nenhum... e que não era isso que ela me tinha ensinado.

Depois apercebi-me que estas pequenas coisas podem ser o fim de muitas tradições. Ora vejamos... o ano passado andei a fazer sonhos... obvio que não os deixei repousar durante horas à lareira até mesmo porque não tinha nenhuma à mão. O meu pobre cabedal e a minha pouca paciencia também não me deixaram batê-los mais do que uma hora... resultado apesar de estarem bons e de a malta os ter comido num ápice os sonhos nem ficaram de perto como os sonhos da avó Ester.

E mais... a magnifica receita das azevias... quem na familia além da avó Manuela se atreve a pelar grão de bico durante um dia inteiro para depois destribuir azevias pela familia toda a comer que nem alarves?

Pois é manos este é um karma que não posso acartar sozinha... chegou a altura de também voçês deitarem mão à massa...

(No fim de semana passado fui fazer mergulho... o post está para breve)

2 comentários:

Anónimo disse...

primeiro apanhei um susto, sonhos, acabar com eles, não os deixar repousar ... deixaram-me assustada, só depois é que percebi que te referias a doces. OK, esses não podem descansar muito senão ficam estragados :)
quanto aos restantes passarem a ter intervenção nas tradições ... acredito que para comer a massa é fácil encontrar substituto, para fazer a cama sem lençóis passados ... também, agora bater a massa e passar a ferro, o que vai ficar escondido ... nah ... o truque está em estender bem a roupa :D

Nuno Magano disse...

Isso dos sonhos e das azevias, nao te preocupes.
Podes sempre tentar de novo no Natal.
Eu la estarei para vérificar a evolucao ao longo dos tempos.
E olha que eu sou dos melhores verificadores que por ai andam!